The girl with a dead canary

Pintura de Jean Baptiste Greuze - Francês, 1725 - 1805
Caminhar pelo mundo desperta curiosidades antes adormecidas. Conhecer mais sobre pintura, essa foi uma das curiosidades despertadas. E para começar a pintura de um artista que acabo de conhecer - Greuze.
Apreciei essa pintura na National Gallery da Escócia - Edimburgo. Greuze pintava cenas da vida diária rica em detalhes e sentimentos. Suas pinturas foram muito admiradas, mas ele sentiu-se desapontado ao ser qualificado para entrar na Academia Francesa como pintor histórico. Acumulou riquezas, porém o seus últimos dias de vida foram marcados por grande pobreza devido a falta de administração de seus bens.
Pouco se sabe sobre as reais intenções de um artista quando se pinta um quadro. Penso que esse é o verdadeiro mistério da pintura, mergulhar nos sentimentos que possam estar envolvidos nessa arte e misturar, suas percepções com as percepções de quem pinta.
Então seguindo esse mistério, vejo muita beleza, sensibilidade, melancolia, dor e tristeza na garota, através de sua expressão facial,  devido a perda do seu canário. Percebe-se que não era um canário qualquer, era  um canário especial que realmente deixou profunda melancolia com sua partida. Mesmo com o sentimento de luto, as cores leves e suaves sobrevivem, através do tom da pele, da cor da roupa e das folhagens, o que me faz perceber a existencia de sentimentos de serenidade, esperança e paz apesar do difícil momento vivido pela garota.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário